quarta-feira, 10 de junho de 2020

Publicado em junho 10, 2020 por . Possui 0 comentário

Gestão MRO | O que é?

Entender o que é gestão de MRO e sua importância não costuma ser uma tarefa fácil para quem está ligado à logística e controle de suprimentos de uma empresa. MRO é a sigla para Manutenção, Reparos e Operações.

MRO engloba tudo que não é matéria-prima para a produção da empresa. Uma boa gestão dos suprimentos de MRO evita perdas de produtividade, atraso em entregas e possíveis problemas de relacionamento com clientes e fornecedores.


Manutenção
Na categoria manutenção estão incluídos todos os materiais necessários para a rotina da fábrica, de materiais de limpeza até ferramentas operacionais. Tudo é englobado dentro do conceito de que são itens indispensáveis para que a produção se desenvolva e para que a companhia funcione.

Reparos
Em reparos estão os itens que serão utilizados para reparos comuns que, consequentemente, o maquinário da produção vai precisar em algum momento. Soldas, parafusos e outras ferramentas estão inclusas.

A alta exigência pela qual as máquinas passam gera possibilidade de problemas mecânicos. Ter um estoque organizado e de prontidão ajuda a reduzir o tempo de equipamentos parados e evitar perdas no volume de produção.

Operação
Nessa categoria está tudo que é fundamental para a operação da empresa, ou seja, todo processo de produção e funcionamento. São itens como EPIs, ferramentas de ajustes de produtos, instrumentos de testes e o que mais for necessário.

Os itens de operação talvez sejam os mais importantes na continuidade do dia a dia, uma vez que eles têm influência direta no nível de produção.

VANTAGENS DA GESTÃO DE MRO

Redução de custos
Uma boa gestão de MRO garante que as atividades na fábrica tenham sempre um desempenho excelente, sem que falta qualquer tipo de material ou ferramenta, evitando paradas prolongadas no processo de produção

Otimização de processos
Registrar, consultar, armazenar, realizar novos pedidos e coletar itens são algumas das atividades comuns na rotina de gerenciamento de suprimentos. A produção vai depender desses materiais o tempo todo e, se há uma organização maior, será muito mais fácil conduzir toda a gestão de itens das três categorias.
      edit

0 comentários:

Postar um comentário