Uma grande nuvem de poeira vinda do deserto do Saara está se aproximando das Américas. Especialistas deram o nome de "nuvem de poeira Godzilla", um fenômeno que acontece todo ano, porém em 2020 de maneira intensificada.
Essa nuvem de ar seco e partículas de areia se forma no deserto do Saara no final da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte e se desloca em direção ao Oeste sobre o Oceano Atlântico a cada três ou cinco dias, com duração de no máximo uma semana. Contudo, a presença de ventos suaves esse ano tornou a nuvem mais propensa a cruzar o Oceano Atlântico e percorrer mais de dez mil quilômetros.
De acordo com Olga Mayol, especialista do Instituto de Estudos de Ecossistemas Tropicais da Universidade de Porto Rico, a atual nuvem tem a concentração mais alta de partículas de poeira dos últimos 50 anos.
No Caribe, os efeitos já são sentidos. Em vários países existe a recomendação para que os cidadãos usem máscaras e evitem atividades ao ar livre, dada a alta concentração de partículas no ar. Navios também foram advertidos sobre a baixa visibilidade para navegação.
A previsão é de que a "nuvem de poeira Godzilla" atinja também a América do Norte, Sul e Central nos próximos dias.
0 comentários:
Postar um comentário