terça-feira, 16 de junho de 2020

Publicado em junho 16, 2020 por . Possui 1 Comentário

5G | O que é?


De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, o 5G, é uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. O 5G promete melhorar a velocidade de navegação de dispositivos móveis.

VANTGENS DO 5G

- Permite mais dispositivos conectados, podendo chegar a conectar 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado sem gerar instabilidade e perda de velocidade. Isso contribui também para o desenvolvimento da chamada "Internet das Cosias".

- Aumento na velocidade de conexão, permitindo um consumo com mais facilidade de serviços como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de streaming ou jogos.

- Diminui a reposta da conexão (latência), melhorando e contribuindo para que os dispositivos móveis tenham uma conexão que permita aplicações em tempo real ou que demandam trocas de informação de forma rápida.

- Consome menos bateria do que a tecnologia 4G.

PERSPECTIVAS DE MERCADO

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o 5G é mais do que apenas uma melhoria das gerações anteriores. “As redes móveis 5G proporcionarão serviços avançados de banda larga móvel, com taxas de dados mais altas, menor latência e mais capacidade, que possibilitarão enorme potencial para novos serviços sem fio de valor agregado”, diz no documento  sobre a estratégia brasileira para a tecnologia, colocado em consulta pública no ano passado.

Para a associação mundial das empresas que atuam no segmento móvel, a GSMA, a expectativa é que até 2025 haja 1,2 bilhão de conexões 5G no mundo. Em alguns países ela já passou a ser adotada, como nos Estados Unidos, na Austrália, China, Finlândia, no Reino Unido, na Coreia do Sul e Áustria.

5G NO BRASIL

Não há data certa para implementação da tecnologia no Brasil. A Anatel precisa concluir a consulta pública e definir o edital, para que empresas interessadas em prestar o serviço possam se inscrever na disputa. A previsão já apresentada por autoridades indica a realização do leilão no fim de 2020. 


      edit

Um comentário: